26
09
2012

Qual é o melhor horário para treinar?

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Muitas pessoas têm dúvida sobre esse assunto e não acham respostas. A ciência já provou, com muitos estudos, em qual horário do dia o corpo responde melhor ao exercício. É sobre isso que vou tratar na matéria de hoje.

Primeiramente, para você entender o motivo de ter um período melhor para treinar, vou explicar alguns aspectos fisiológicos.

CICLO CIRCADIANO

Nosso corpo tem um ritmo em suas funções biológicas. Ele é conhecido como ritmo circadiano. Esse ritmo coordena a secreção dos hormônios, a variação da temperatura corporal, a atividade neural, a taxa de fluídos em nosso organismo, nosso batimento cardíaco em repouso e nossa pressão arterial. Tudo isso está relacionado com o ciclo solar (captado pela nossa retina) e o ciclo sono-vigília (dormir e ficar acordado). Ou seja, está relacionado com os períodos do dia.

Então, os estudos que relacionaram o desempenho físico com o período do dia levaram em consideração o ciclo circadiano. E ainda detectaram que esse desempenho está relacionado diretamente com a temperatura corporal e a atividade neuromuscular (comunicação do nosso cérebro com nossos músculos).

RESULTADOS

Os estudos nessa área apontam que temos uma melhor performance no final da tarde. Um dos motivos é que nesse momento nosso corpo atinge a maior temperatura. Então nosso desempenho é melhor.

Outro motivo é que a atividade neuromuscular nesse período é maior. Ou seja, a comunicação do nosso cérebro com nossos músculos é melhor. Isso está diretamente ligado ao nosso desempenho.
CONSIDERAÇÕES

Se você treina buscando fins estéticos e de saúde, não entenda que não terá resultados treinando fora do período ideal. Se não treina nesse horário não está fazendo errado. Eu só mostrei dados de estudos que dizem qual período do dia nosso corpo está mais preparado para desempenhar seu máximo.

Tem uma coisa que conta muito para saber qual é o melhor período. É a preferência pessoal. Alguns preferem treinar de manhã. Sentem-se melhor nesse horário e por isso têm um desempenho melhor. Outros preferem à noite. Então, para essas pessoas, esse é o melhor horário. Os estudos foram feitos com pessoas que não têm preferências, então os resultados são para elas.

Eu sei que a maioria das pessoas não tem disponibilidade para treinar à tarde, mas isso não é motivo para desanimar ou não treinar. Com base nos estudos eu aponto a solução!

SOLUÇÃO

Já que o alto desempenho está ligado à temperatura corporal, se você for treinar de manhã ou à noite (ou seja, fora do pico da sua temperatura corporal) faça um bom aquecimento para ter sua temperatura corporal elevada e assim ter um ótimo treino. Isso também se aplica em dias frios e em regiões com baixa temperatura.

Bom treino!

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eunice ferreira

eu achava que o ideal seria na parte da manha…entendi que ideal é a tarde, porém a disponibilidade de cada é que determina qual melhor horário…ótima matéria

Rafael Pedron

Isso mesmo. Existe esse horário ideal. Mas o que determina mesmo é a disponibilidade e a preferência pessoal.
Muito obrigado por participar!

Bruna Molina

Parabéns pela matéria… muito interessante.
Com relação a esses estudos..foi verificado a tarde como período ideal independente do tipo de treino realizado?? E existe alguma explicação para atividade neuromuscular ser maior a tarde além de maior temperatura corporal??
De qualquer forma o jeito é usar a ‘solução’ já que a falta de tempo não ajuda muito atualmente!!!

Rafael Pedron

Obrigado Bruna.
Sim. Independente do esporte analisado todos apontaram para o período vespertino. Os esportes estudados foram natação, ciclismo (em grandes e curtas distâncias), treinos com peso (musculação), treinos de potência, futebol e esportes com raquetes.
Estudos feitos com atividades físico-sociais provaram que o melhor horário é o que a pessoa prefere. Mesmo assim no período da manhã teve uma performance melhor.
Alguns estudos mostraram que outro fator da atividade neuromuscular ser menor nesse período é por causa do hormônio cortisol. De acordo com o Ciclo Circadiano o pico de produção desse hormônio é pela manhã, e ele causa essa diminuição. À noite ele também está em maior quantidade no corpo em relação à tarde.
Na próxima matéria eu vou dar uma outra solução. Continue acompanhando.
Muito obrigado pela participação. Espero ter tirado suas dúvidas.

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