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01
2014

Quais são os melhores exercícios para o Core?

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De uns anos para cá muito tem se falado sobre treinamento para o Core (clique aqui para saber mais). Todo mundo faz pranchas nas academias, e todo treinamento chamado “funcional” direciona um tempo para fortalecer essa parte do corpo com exercícios específicos.

Os principais motivos para treinar essa musculatura são aumentar o desempenho atlético e prevenir lesões em várias atividades. Mas a maioria do conhecimento sobre quais exercícios são melhores para essa musculatura era baseada em opiniões pessoais e revisões de artigos que nem sempre tinham evidência científica.

Pesquisadores da University of South Florida fizeram uma revisão de literatura com todos os estudos que falam sobre o tema para descobrir quais são os melhores exercícios. No meio de 2.992 citações eles chegaram aos principais artigos científicos, no caso 17, e concluíram:

Os melhores exercícios para fortalecer a musculatura do Core são os exercícios multiarticulares (os que envolvem mais de duas articulações) com peso livre. Como exemplos, temos o Agachamento Livre, o Levantamento Terra e as variações desses exercícios. As diversas pranchas e exercícios feitos na bola de ginástica, conhecidos como específicos para o Core, não são tão eficazes.

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Além de fortalecer a musculatura do troco, o que previne dores na coluna, esses exercícios melhoram a composição corporal, a força muscular, a densidade óssea e a saúde cardiovascular. Nenhum desses benefícios estão associados com os exercícios específicos para o Core.

Os específicos são mais proveitosos no começo do treinamento. Conforme os treinos avançarem o foco principal deve ser nos exercícios que estimulam mais.

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