02
09
2012

O que é Core?

0

Core significa centro, essência ou de onde parte algo. Sendo mais específico o Core é uma unidade integrada compreendida entre a cintura escapular e a cintura pélvica (quadril), composta por músculos, ligamentos, tendões, fáscias e fibrocartilagens. A musculatura dessa região forma um colete que reveste nosso tronco. Ela trabalha para estabilizar a coluna e o corpo quando há ou não movimento dos membros.

Para você correr, chutar, arremessar algo ou fazer qualquer exercício, a musculatura dessa região contrai primeiro. Isso acontece para que seu tronco fique estável e tenha, assim, capacidade de contrair os outros músculos, mover as articulações e, enfim, gerar o movimento.

Principais funções do core:

– Estabilizar a postura durante os movimentos.

– Manter a coluna alinhada contra a ação da gravidade.

– Criar movimentos eficientes.

– Dar suporte para os movimentos dos membros (braços e pernas).

– Aumentar a pressão intra-abdominal (com isso diminui a pressão nos discos vertebrais).

– Prevenir lesões (principalmente na coluna).

Principais músculos:

transverse

– Multífido lombar. É o músculo mais próximo da coluna, sua função é estender, fazer a flexão lateral e rotacionar a coluna. 

– Transverso do abdome. É o músculo mais profundo dos músculos abdominais,

sua função é estabilizar a coluna e aumentar a pressão intra abdominal.

 

Comment
0
Quais são os melhores exercícios para o Core? | Blog do Rafael Pedron

[…] uns anos para cá muito tem se falado sobre treinamento para o Core (clique aqui para saber mais). Todo mundo faz pranchas nas academias, e todo treinamento chamado “funcional” direciona um […]

Leave a reply