19
09
2012

Como engordamos.

0

A obesidade já é tratada como doença. O número de obesos cresce cada vez mais. Estima-se que já passa de 12% da população mundial.

Diante disso hoje eu vou tratar sobre um assunto pouco explorado. Como funciona esse aumento de peso. Primeiramente vou explicar alguns conceitos técnicos.

A célula de gordura é chamada de adipócito. Essas células juntas formam o tecido adiposo (gordura que vemos e conseguimos pegar). Esse tecido pode aumentar de duas maneiras, através da hipertrofia dos adipócitos (células de gordura) e através da hiperplasia dessas células.

Hipertrofia é o aumento do tamanho dessas células. Hiperplasia é o aumento do número dessas células.

COMO ENGORDAMOS

Quando você consome mais energia do que gasta seu corpo armazena essa energia no tecido adiposo. Então os adipócitos (células de gordura) aumentam de tamanho(hipertrofia), isso já basta para ter um aumento de peso.  Quando a ingestão de energia é muito maior essas células não conseguem mais aumentar seu tamanho, então o que aumenta é a quantidade de células no corpo(hiperplasia). Quando isso acontece o aumento de peso é muito grande.

EXEMPLO

Uma pessoa tem 60 bilhões de adipócitos. Cada um tem um tamanho de 0,2 microgramas. Essa pessoa engorda, então continua com 60 bilhões de células de gordura. Mas elas agora têm 0,9 microgramas de tamanho. Isso já é suficiente para essa pessoa aumentar muitos quilos.

Se o aumento for muito grande essas células não conseguem mais aumentar o tamanho, então o que aumenta é o número de células. De 60 bilhões ela passa a ter 90 bilhões.

PROBLEMA

Quando essa pessoa emagrece o tamanho dessas células vai diminuir, mas a quantidade será a mesma. Então essa pessoa continua tendo 90 bilhões de células, mesmo depois de emagrecer. O problema de obesidade não foi totalmente resolvido.  Essa é uma das razões para as pessoas engordarem com facilidade se tiveram sobrepeso antes.

SOLUÇÃO

Tenha uma vida saudável! Um rotina de exercícios físicos bem orientados e uma dieta equilibrada vão evitar que você aumente sua gordura.

– Se você já está com sobrepeso comece a treinar logo para que esse problema não fique cada vez mais difícil de resolver.

– Se já treina e não tem resultados tem alguma coisa que pode ser melhorada para que alcance seu objetivo (pode ser a dieta, o treino ou o descanso).

Bons treinos!

Comment
0

Leave a reply