14
10
2012

60 minutos de corrida causam degeneração nos discos intervertebrais.

0

Muitas pessoas praticam corridas de longa distância sem orientação. Correr não é tão simples quanto parece. É um esporte. E como todos os esportes precisa da orientação de um profissional, bem como de preparação física.

Alguns corredores apresentam dores na coluna e não sabem o motivo. Outros não sentem nada, mas podem desenvolver futuros problemas. Para entender um pouco mais sobre como a coluna reage à corrida de longa duração vou apresentar um estudo.

Antes preciso deixar claro o que são discos intervertebrais. São estruturas parecidas com pequenas almofadas que situam-se entre

as vértebras da coluna. São formados por tecido fibroso e cartilagem. Suas funções são absorver as forças de tração musculares, a gravidade e cargas que, de outro modo, tenderiam a esmagar uma vértebra contra a outra. Em outras palavras são como amortecedores entre as vértebras.

De acordo com o estudo após uma hora de corrida esses discos diminuem de tamanho e até degeneram. Degenerar significa que o disco desidratou, diminuiu a quantidade do seu líquido interno. Com isso ele perde sua capacidade total de absorção de impactos nas vértebras.

Os discos mais afetados são os que se encontram na coluna lombar. Mas especificamente no final dela, entre as duas últimas vértebras. Um estudo feito no ano 2000, com atletas de elite, provou que há relação entre dor lombar e a diminuição do tamanho dos discos intervertebrais.

Já que a corrida causa uma degeneração nos discos intervertebrais, a musculatura que sustenta a coluna deve ser forte para fazer uma boa proteção e diminuir os riscos do esporte.

 DICA EXTRA

Analisando esse estudo deixo uma dica para quem pratica corrida de longa duração e exercícios com pesos (como a musculação). Já que foi provado que os discos vertebrais diminuem, evite fazer exercícios que promovem muita sobrecarga na coluna após a correr por longos períodos. Se os discos estão menores eles vão perder um pouco a capacidade de absorção de impacto. Então esses exercícios podem exercer uma força maior ainda na coluna.

 

Referência:

Dimitriadis AT, Papagelopoulos PJ, Smith FW, Mavrogenis AF, Pope MH,Karantanas AH, Hadjipavlou AG, Katonis PG. Intervertebral disc changes after 1 h of running: a study on athletes. J Int Med Res. 2011;39(2):569-79. PubMed PMID:21672362.

Comment
0

Leave a reply